fbpx

Postado por: Vilarô | Categoria: Saúde | Data: 31.03.2020

Cuidados Que Toda Mamãe Precisa Ter Com a Saúde Bucal Durante a Gravidez

Qual a relação da saúde bucal com a gravidez?

Existem varias evidências que comprovam a relação entre problemas odontológicos, especialmente problemas gengivais com parto prematuro e bebês de baixo peso. As enfermidades gengivais aumentam os níveis dos fluidos biológicos que estimulam o trabalho de parto aumentando o risco de o bebê nascer prematuro.

Quais problemas orais podem acontecer durante a gravidez?

Durante a gestação a corpo da futura mamãe começa a produzir uma quantidade maior de hormônios, dentre eles a progesterona. É natural que apareçam alguns incômodos gástricos leves, como refluxo, azia e ânsia de vômito na gravidez, com isso o conteúdo do estômago volta para a boca e deixa o pH da região mais ácido, o que afeta a saúde dos dentes e gengivas.  Após a regurgitação, a recomendação é realizar um bochecho com água e, 15 minutos depois, uma boa escovação dos dentes.

Estudos revelam que um grande número de mulheres tem gengivite durante a gravidez. Os principais sinais são inchaço, dor e sangramento após o uso do fio dental. Uma higiene bucal adequada, o uso diário do fio dental, uma alimentação equilibrada e visitas periódicas ao dentista são medidas que ajudam a reduzir os problemas dentários que acompanham essa fase.

Outra atitude muito importante durante a gestação é o cuidado com a alimentação pois além de ficar mais saudável e promover melhor nutrição ao bebê, ajuda ainda mais a saúde dos dentes, substituindo os doces por alimentos integrais tais como queijo, verduras e frutas frescas.

O que é realizado na consulta com o dentista durante a gestação?

Na consulta com a gestante o dentista fará a anamnese bem detalhada, colhendo dados de saúde geral da criança e do bebê, investigando os períodos de náuseas e vômitos sofridos por essa paciente. Ao exame clinico, o profissional irá avaliar a saúde de toda a boca envolvendo língua, palato, partes moles, dentes e principalmente gengiva aderida.  Na maior parte dos casos radiografias não são receitados durante o primeiro trimestre da gravidez, a não ser que sejam absolutamente necessários. O uso de anestésicos dentais, medicação contra dor e antibióticos podem ser usados especialmente se prescritos por um profissional qualificado e não colocam nem a gestante e nem a criança em risco.

A melhor época para marcar a consulta com o dentista é entre o quarto e o sexto mês de gravidez, porque os três primeiros meses são os mais importantes no desenvolvimento da criança e no último trimestre da gravidez, sentar-se em uma cadeira de dentista pode ser algo muito desconfortável pela posição durante o tratamento e pode aumentar a incidência de complicações pré-natais.

Vale lembrar que a saúde começa pela boca e logo que o bebê nasce o íntimo contato com a mãe favorece a contaminação dessa criança pelos fluidos bucais, sendo assim, a prevenção é a melhor escolha! Visite seu dentista regularmente.

 

__

 

Este artigo foi escrito por:

 

Dra Renata Pinheiro de Lima Paula Hanna

Voltar

deixe um comentário

últimas do nosso blog

Wicker rustic basket with washed clothes in woman's hand ready to ironing

HIGIENIZAÇÃO DO ENXOVAL BABY

Não é frescura ou excesso de zelo: lavar as roupinhas, mesmo que novas, é recomendação dos pediatras!!

A gravidez está chegando ao fim e por volta da 32ª semana de gestação (faltarão em torno de 6 semanas para a data prevista para o nascimento do bebê) e é preciso iniciar a higienização/lavagem das roupinhas. É recomendação dos pediatras, pois a pele do recém-nascido é bastante sensível. Qualquer tipo de sujeira, resíduo ou ácaro deve ser eliminado, já que a imunidade do bebê no primeiro mês de vida é diferente das outras fases...

Leia mais

Por: Vilarô

Coronavírus-e-as-crianças

Como Lidar Com Nossos Filhos em Tempos de Coronavírus: Visão de Uma Mãe Pediatra.

Vivemos tempos de extrema incerteza, por isso é importante filtrar as fontes de informações que consumimos. Tudo sobre Coronavírus por uma pediatra e mãe.

Leia mais

Por: Vilarô

wq-05

receba nossas novidades

Fique por dentro de nossas novidades em primeira mão.